Labels

sábado, 4 de agosto de 2012

Conhecendo Fabiane Ribeiro


Olá galerinha, muito pozinho de ¤.::* pirlimpimpim ::.¤* para vocês. E hoje iremos apresentar à Fabiane Ribeiro que aceitou o pedido de parceria com o  blog 

~ e nós comemoramos |õ/\ò|\ô>... ~


Bora conhecer um pouco sobre essa pessoa fofa.

1- Fabiane, desde pequena você pensou em ser escritora ou essa possibilidade aconteceu de outra forma e por quê?
Eu sempre amei ler e escrever, mas confesso que nunca sonhei em ser escritora. Eu estava no quarto ano de faculdade de Medicina Veterinária, quando fiquei doente e parei os estudos por um tempinho.
Nessa época, em meio a momentos difíceis, escrevi dois livros. Um deles é o romance “Jogando xadrez com os anjos”, minha primeira obra publicada.  Desde então, a literatura passou a fazer parte da minha vida e dos meus sonhos.

2- Você teve algum tipo de dificuldade ou bloqueio ao estar escrevendo os livros?

Por enquanto, isso não aconteceu. Tudo vai surgindo aos poucos em minha mente e eu vou anotando, até o dia em que percebo que tenho material suficiente para um livro. Eu apenas começo a escrever um livro quando tenho seu esboço completo, principalmente o final pronto em minha cabeça. É um processo trabalhoso, mas gosto de ter tudo anotado, justamente para não correr o risco de ficar sem ideias durante a escrita.

3- Fale-nos a respeito dos seus livros:
Jogando xadrez com os Anjos” - (físico): 

é a história de uma garota de oito anos que vive na Inglaterra do pós-guerra. Ela é separada dos pais e passa a viver uma nova e dura realidade, com um novo casal. Entretanto, o último presente que ela ganha do pai é um jogo de xadrez. Em sua nova vida, ela passa por momentos muitos difíceis, mas devido à sua fé inabalável, pessoas especiais cruzam seu caminho para ajudá-la. Uma dessas pessoas é Pepeu, que passa a ser seu companheiro para as partidas de xadrez, salvando-a da solidão. E devido à ligação que o jogo representa entre ela e os amados pais, que estão distantes, ela passa a sonhar com um Reino Xadrez, no qual é livre, e onde faz amizade com as peças do jogo, que também a ajudam nas dificuldades de sua nova vida.

Corações em Fase Terminal” - (e-book): 

Conta a trajetória de Cátia, uma dependente química que, após quase acabar com a própria vida, acorda em uma nova realidade, com o coração preso e manchado em uma caixa, e uma imagem real de si própria presa a um espelho repugnante. Sua missão passa a ser cuidar de seu coração, assim como todos naquele estranho lugar. 




A gente Ama a gente Sonha - (e-book): 

Uma narrativa futurista, em que a população vê-se cercada de poluição, máquinas e redomas. Por um lado, as classes nobres conseguem proteger-se do céu alaranjado. Em contraposição, aqueles que preenchem as classes média e baixa estão à mercê do Maquinário (governo moderno) e de graves problemas respiratórios. Religião é algo extinto, assim como os sentimentos; árvores frondosas e diversas espécies da fauna são encontradas apenas nos museus naturais. E o que dizer dos sonhos? São controlados por máquinas, assim como tudo mais na sociedade. Nesse cenário, Vanessa, ou melhor, Nenê, encontra uma carta esperançosa de alguém que previa a destruição do seu mundo, mas que acreditava na cura do mesmo. Uma carta escrita há muitos séculos... No ano de 2012. A carta convida-a a repensar suas atitudes e as de seus semelhantes, ao mesmo tempo em que a leva a conhecer um novo mundo: Nenê, pela primeira vez, sonha sem programar a Máquina de Sonhos e, assim, acaba conhecendo um rapaz misterioso durante seu sono. Sem saber seu nome, ou sem ver sua face, Vanessa sabe que o ama e que deve fazer de tudo para encontrá-lo e, assim, resgatar valores perdidos pela humanidade. Em sua trajetória, ela tem que aprender a lidar com assuntos há muito tempo banalizados, como família, morte e amor. Um livro sobre robôs, sonhos, romance e, sobretudo, sobre a reinvenção do ser humano.

4- Infelizmente ainda temos muita discriminação com a literatura nacional, sendo escritora como encara isso?
No Brasil, há grandes barreiras para se tornar um escritor. Encontrar uma editora, sem dúvidas, é a primeira. Mas, o mais difícil é a inserção no mercado e a aceitação por parte do público. Como em qualquer profissão ou em qualquer sonho, é necessário ter muita força de vontade e ser apaixonado pela profissão! Eu procuro encarar os desafios com otimismo, acho que esse é o segredo. 

 5- Fabiane Ribeiro por Fabiane Ribeiro?

Eu diria que sou alguém que acredita, acima de tudo, que cada um tem um caminho a trilhar, que o fará contribuir de alguma forma com o mundo, então, resumindo, tento passar algo de bom através de histórias e personagens. Sou médica veterinária e escritora, apaixonada pelos animais e pelas palavras.

6- Deixe ma frase:

Citando meu próprio livro “Jogando xadrez com os anjos”:
Não há idade para sonhar e, muito menos, para buscar sonhos antigos. Os sonhos nunca morrem”.



E é isso espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a Fabi.

E quem for à Bienal dia (12 e 17 das 11 à 12:30hs) não percam a oportunidade de conhecê-la pessoalmente, eu estarei lá conhecendo também |õ|

Beliscões carinhosos.

14 comentários:

  1. Ótima entrevista Mah! Gostei de conhecer um pouco mais a respeito da Fabiane Ribeiro e saber que ela é veterinária, umas das profissões que sempre sonhei em exercer. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!
    Muito om conhecer um pouco mais da Fabiane, pois eu tbm tenho parceria com ela..
    Nossa, que interessante a forma que ela começou a escrever.

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Máh!
    Adorei a entrevista com a Fabiane! Sou louca para ler Jogando xadrez com anjos, desde a época que ele se chamava somente Xadrez. Tentei até os booktours, mas não consegui :/ Não vejo a hora de ter o meu!
    Parabéns pela entrevista, muito bom conhecer um pouco mais sobre a autora!
    Beijos;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Máh, gostei muito da entrevista. A Fabiane é bem carismática e as perguntas foram muito bem estruturadas. Beijos, Juh - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista e mais ainda, amei conhecer a autora. Conhecia apenas o livro "Corações em Fase Terminal" e foi legal saber sobre os outros também. (:

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  6. Yay, parabéns pela entrevista, meninas!
    A Fabiane é super talentosa, já teve resenha do Corações lá no IC *-*
    Eu adoro que ela tenha feito Veterinária, sempre tive vontade tb, mas não deu...
    Estou doida pra ler Jogando Xadrez com os Anjos.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  7. Mais uma excelente entrevista.
    Que vergonha, nunca li nada da Fabiane, e ela é tão elogiada.

    Boa semana!
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Ah adorei a entrevista, uma fofa ela.
    Ja tinha ouvido falar do livro Jogando Xadrex com os anjos, porém nunca li nada dela.
    Mas agora conhecendo um pouco mais dela e do seu trabalho, vou procurar ler.

    Beijooos!!!
    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Tudo bom?
    Muito bacana a entrevista... =) A autora é muito bacana....

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Garotas,

    Amei a entrevista e conhecer um pouco mais da autora e suas obras...ficou show....desejo sucesso a vocês e a ela. Ai como queria ir a Bienal...\o/....só queria...quem sabe um dia...rsrs...beijoaks elis

    ResponderExcluir
  11. Acabei de conhecer o blog e curti bastante!
    A Fabi é sensacinal, ótima entrevista!
    Seguindo ;)

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista. A Fabiane é uma excelente escritora.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar na autora, tenho muita vontade de conhecer suas devidas obras!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde :)
    Fabiane é uma fofa *-*
    Quem ler "Jogando Xadrez com os Anjos" vai ver a sensibilidade dela com a história >.<

    Adorei a entrevista.
    Beijos

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir