Labels

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Desafio literário Novembro 2010


Desafio literário: Novembro/2010
Tema: Autores Portugueses
Livro: AS pupilas do Senhor Reitor
Autor: Julio Diniz
Editora: Três
Ano: 1972 - Obras imortais da nossa literatura.


Este livro foi lançado pela primeira vez em 1863 como folhetim e editado e lançado como livro posteriormente em 1867, mas apesar de não ser a primeira edição do livro, esta que estou lendo também é bastante antiga 1972, e a forma de escrita é bem diferente da atual o que torna um pouco dificil a leitura, mas como gosto bastante de livros antigos adorei lê este aqui.

O livro conta a historia dos irmãos Pedro e Daniel e das irmãos Margarida (Guida) e Clara.

Enquanto criança os irmãos tinham vidas totalmente diferentes, Pedro trabalhava na fazenda para ajudar o pai o fazendeiro José das Dornas a lidar com a fazenda e os trabalhadores, desde muito pequeno dedicado a isso não teve tempo para os estudos ao contrário do seu irmão o Daniel, que foi mandando aos cuidados do Reitor para aprender a ler e escrever, e como foi visto que a dedicação do garoto era muita foi atribuído a ele o Dom para ser padre, o que em pouco tempo foi o reitor ao pegá-lo de namorico com a jovem Guida percebeu que não era bem do seu feitio se tornar padre.

Por conta dessa descoberta seu pai o sr. José das Dornas o mandou para Lisboa a estudar medicina, o que o prendeu na cidade por 10 anos até o dia que formado voltou a aldeia onde nasceu, encontrando seu irmão noivo de Clara a irmã mais nova do seu primeiro amor Guida.

Ao conhecer Clara, Daniel fica encantado com tamanha beleza, nem percebendo a pobre Guida que por todos esses anos ainda guardou o amor que sentia pelo rapaz.

Percebendo que este encatamento está indo longe demais, Clara resolve conversar com o cunhado para deixar claro suas intenções com Pedro seu irmão, e por pouco não causa uma guerra entre as familias.

O livro é de uma simplicidade fantastica, escrito exatamente para a classe mais popular da epoca, atingiu seu objetivo e o atinge até hoje, pois é engreçado, romantico, dramatico tudo necessário para torná-lo a riqueza que é.

As pupilas do senhor reitor também já foi adaptado para a televisão em 1994 pelo sbt, sendo reprisado anos depois em 2007 pela mesma emissora.

Vou postar a resenha para conhecerem mais um pouco da história aqueles que ainda não a conhecem.


RESENHA

Num cenário povoado de tipos humanos cuja bondade só é maculada pelo moralismo quase ingênuo de comadres fofoqueiras, desenrola-se o drama amoroso. Daniel, ainda menino, prepara-se para ingressar no seminário, mas o reitor descobre seu inocente namoro com a pastorinha Margarida (Guida). 0 pai, José das Dornas, decide, então, enviá-lo ao Porto para estudar medicina. Dez anos depois Daniel volta para a aldeia, como médico homeopata. Margarida, agora professora de crianças, conserva ainda seu amor pelo rapaz. Ele, no entanto, contaminado pelos costumes da cidade, torna-se um namorador impulsivo e inconstante, e já nem se lembra da pequena pastora. A esse tempo, Pedro, irmão de Daniel, está noivo de Clara, irmã de Margarida. 0 jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de con- quista que poria em risco a harmonia familiar. Clara, inicialmente, incentiva os arroubos do rapaz, mas recua ao perceber a gravidade das conseqüências. Ansiosa por acabar com impertinente assédio, concede-lhe uma entrevista no jardim de sua casa. Esse encontro é o ponto culminante da narrativa: surpreen- didos por Pedro, são salvos por Margarida, que toma o lugar da irmã. Rapidamente esses acontecimentos tornam-se um grande escândalo que compromete a reputação de Margarida. Daniel, impressionado com a abnegação da moça, recorda-se, finalmente, do amor da infância. Apaixonado agora por Guida, procura conquistá-la. No último capítulo, depois de muita resistência e de muito sofrimento, Margarida aceita o amor de Daniel.


Espero que tenham gostado eu amei o livro...

Beijos a todos...

1 comentários:

  1. A história televisionada é bem conhecida, né? Fiquei com vontade ler a obra original. Ótima dica!
    Beijocas

    ResponderExcluir