Labels

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CRIME E CASTIGO - FIÓDOR DOSTOIÉVSKI



Oie galeria eu (Mah) vim hoje falar de Um clássico!!
Mas estava aqui meditando comigo mesma, porque será que grande quantidade de pessoas esquivam ou deixam para lerem um clássico só quando não tem outra opção ou por causa da escola?
Será que por ser obras escritas muito anos antes de termos nascido?
A linguagem que é usada?
Bem não tenho exatamente reposta pra essa pergunta, fato é que eu sou uma dessas pessoas que também não lemos muitos livros clássicos, mas iremos mudar isso!

Galera o livro que irei falar é o grande clássico de Fiódor Dostoiévski,
Crime e Castigo que na coleção que li está dividido em dois volumes.
Como foi difícil eu ter inicializado a leitura, primeiro porque tinha outras opções para ler, segundo nunca li nada escrito por um autor russo e terceiro por ser um suspense policial geralmente leio romance, mas já que amo ler, e o ganhei comecei. =p

No primeiro volume acompanhamos a historia em dois níveis, ela é narrada pela terceira pessoa, encontra-se muitas discrições sobre a cidade e pessoas, encontraremos um monologo dos pensamentos conturbado do protagonista Raskólnikov, onde entra em ação o pensamento de matar à Alióna uma velha agiota e roubar-lhe seu dinheiro por uma série de fatores...
Cito: “ Serei eu verdadeiramente capaz daquilo? Aquilo será uma coisa séria? Um jogo da minha imaginação, uma fantasia que me diverte...”
Porém o ponto forte do primeiro volume é exatamente a morte não só da agiota como da sua irmã Lizavéta Ivánovna, que não estava no plano de Raskólnikov, o que chama atenção é a forma que ele conseguiu concluir os crimes e por lhe aparecerem alguns imprevistos no caminho e a forma que ele consegue escapar do local também é interessante... a febre e delírio que o atormenta desde então.
Daí em diante é que começa realmente a desenvoltura do livro onde fica mais interessante de ser ler.
Onde aparecerão os demais personagens e que leva bastante substância ao segundo volume.
Como Razumíkhin amigo de faculdade de Rokólnikov, Sônia filha de Marmeládov um bêbedo , Sua mãe Pulkhéria e a irmã Dúnia...
Eu achei em muitas partes monótono.
No segundo Volume de crime e Castigo posso dizer sem sombra de duvida é uma leitura mais fácil de se entender e de nos prender, pela presença constante de Razumíkhin na vida de Raskólnikov, um rapaz sem eira nem beira, todavia, que tem grande bondade e força de vontade, sempre batalhando, ficou enamorado por Dúnia, apesar dessa ser noiva.
Gosta de provocar seu amigo para vê se ele sai do estado de zumbi em que se encontrava mesmo antes dos crimes cometidos.
Sônia começa aparecer com mais intensidade devido o interesse de Rodian, apelido de Razumíkhin, nutre por ela.
A princípio ela fica assombrada pelas aparições dele em sua casa e ao mesmo tempo muito grata e pelos atos de bondade que ele teve na hora que o pai morreu provindo suas necessidades...
Ainda que tenha roubado em seu ato criminoso de forma alguma usufruiu do furto na verdade nem foi calculado o valor, mas isso só é algo que vocês só descobrirão lendo o livro.
Para rematar:
Galera foi uma leitura árdua, intensa, alguma vezes monótona e não vou ser falsa em dizer que foi o melhor livro que já li, que não foi.
Mas Eu gostei, contudo fiquei esperando além desse final!
Me pareceu que o autor concluiu o livro com essa finalidade. =p

Bjim da Isis e mah! \o/

1 comentários:

  1. Ola, tudo bem?
    Entao, eu estou vendo esses classicos da Abril em algumas livrarias e bancas, as traduções deles são boas mesmo?

    ResponderExcluir